Home Vivere in Brasile Meglio tardi che mai

Meglio tardi che mai

2
0
CONDIVIDI


Solo ieri ho appreso di questo evento che si è tenuto a Natal il 21 Febbraio . Nonostante io conosca personalmente Michele Maisto ed altri amici comuni non sono venuto a conoscenza se non casualmente ed in ritardo dell ‘incontro . Probabilmente sono a Natal da pochi mesi , probabilmente è stata fatta poca pubblicità tra i residenti ,… non lo so . Forse ci vorrebbe un Blog ! O próximo domingo, dia 21 de fevereiro, é comemorado o Dia Nacional do Imigrante Italiano. A criação em lei foi instituída pelo governo federal em junho de 2008. O Centro Madrelingua e o Mediterrâneo Buffet, representados pela pessoa de Michele Maisto, realizará nesta sexta-feira, às 19h30, no auditório da livraria Siciliano do Midway, um encontro cujo tema é “As faces da nova imigração em Natal”.“Apesar dos imigrantes italianos terem se concentrado mais no Sul e Sudeste, especialmente em São Paulo, o Nordeste, incluindo o Rio Grande do Norte, foi destino escolhido por alguns deles”, conta Michele por email…
A influência por estas bandas vem sendo registrada desde a época das capitanias hereditárias, passando pela presença dos missionários e pelas famílias cujos descendentes permanecem ainda hoje morando em terras potiguares.
Sobrenomes conhecidos da sociedade local como os Cicco, os Nesi, os Farachi, os Simonetti, os Pintollisão de famílias originárias da Itália.
“Falar da presença italiana em Natal é também falar do arquiteto Giacomo Palumbo, responsável pela elaboração do Plano Geral de Sistematização da cidade em 1929”, lembra o professor e chef.
O encontro desta sexta-feira, na Siciliano, conta com o apoio do
Consulado da Itália de Recife. O objetivo é relembrar a saga dos imigrantes italianos que deixaram sua terra em busca de melhores condições de vida em solo brasileiro, assim como propor uma reflexão sobre o novo movimento migratório para a cidade de Natal que, nestes últimos anos, acolheu com sua hospitalidade cada vez mais italianos que a escolheram para trabalhar e residir.
Parabéns aos italianos e as suas famílias que trouxeram para esta terra uma culinária tão rica e surpreendente, além de um modo tão peculiar de ser e viver.
E vamos aproveitar o clima para curtir a gastronomia italiana na cidade, que é muito boa…que tal? enviem suas dicas de pratos e sugestões de locais para ir!.
Tutti a tavola… il pranzo e servito!Nella foto la classica frittata di maccheroni napoletana o pizza di maccheroni preparata dal sottoscritto per la gioia del piccolo Henrique che ne porta una fetta a scuola e la mangia sotto gli occhi inorriditi degli amichetti dell’Istituto Salesiano che pensano sia una frittata di ” minhocas ” ( lombrichi ) .

LASCIA UN COMMENTO

Please enter your comment!
Please enter your name here

*