martedì 27 aprile 2010

Oggi si riunisce il COPOM : domani la nuova SELIC


Oggi si riunisce il COPOM per decidere , tra l'altro , il valore della tassa SELIC . Ricordo che nella riunione del mese passato generò una certa polemica il fatto che , nonostante un generale consenso alla elevazione di 0,5 punti percentuali , il valore della tassa rimase costante . Riporto i passi fondamentali del rapporto del COPOM del 17 Marzo scorso :

27. Nessas circunstâncias, a maioria dos membros do Copom, tendo em vista as informações disponíveis neste momento, aliado ao fato de que já está em curso o processo de retirada dos estímulos introduzidos durante a crise, entendeu ser mais prudente aguardar a evolução do cenário macroeconômico até a próxima reunião do Comitê, para então dar início ao ajuste da taxa básica. Por outro lado, os demais membros do comitê entendendo que as projeções de inflação e o balanço de riscos considerado justificariam o inicio do ajuste já nesta reunião, votaram por uma elevação imediata de 0,50 p.p., na taxa de juros básica.
28. Nesse contexto, avaliando a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu manter a taxa Selic em 8,75% a.a., sem viés, por cinco votos a favor e três votos pela elevação da taxa Selic em 0,5 p.p. O Comitê irá monitorar atentamente a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária.

Nessun commento:

Posta un commento

Lasciate qui un vostro commento