Home economia Il Banco Central riduce la liquidità alle Banche

Il Banco Central riduce la liquidità alle Banche

0
0
CONDIVIDI

Il Banco Central comincia a stringere i cordoni della borsa aumentando l’aliquota di deposito obbligatorio delle Banche dal 42 al 45% . Si tratta di una manovra che difatti diminuisce la quantità di denaro liquido circolante e tende a frenare il credito . Un raffreddamento dell’economia brasiliana è atteso nei prossimi mesi . Lo scopo è quello di contenere la crescita al 5 /5,5% all’anno , valore questo che è considerato sostenibile dal Paese .

O Banco Central (BC) publicou hoje, no Diário Oficial da União (DOU), uma circular que altera a alíquota do recolhimento compulsório sobre os depósitos à vista nos bancos. Pelo novo cronograma, as instituições passarão a recolher 43% do que é captado, a partir de julho, subindo para 44% em julho de 2012 e para 45% em julho de 2014. A alíquota anterior era de 42%.

O objetivo do BC é evitar que os bancos tenham uma sobra extra de dinheiro a partir de julho, quando terá início um calendário de redução da exigência de aplicação de recursos à vista no crédito rural. Segundo estimativa do BC, a elevação do compulsório vai retirar de circulação R$ 1,6 bilhão a partir de 7 de julho.

O compulsório corresponde à parcela dos depósitos nos bancos que é recolhida pelo BC, sem que as instituições financeiras sejam remuneradas por isso. Em momentos de baixa liquidez na economia, o BC pode reduzir o compulsório, injetando recursos no mercado, como ocorreu no período de crise. Em momentos de maior aquecimento, a autoridade monetária adota a estratégia inversa e aumenta a porcentagem recolhida dos depósitos, reduzindo a liquidez.



CONDIVIDI

LASCIA UN COMMENTO

Please enter your comment!
Please enter your name here