Home Vivere in Brasile Nasce : l’Associazione Culturale Italo-Brasiliana del Rio Grande do Norte

Nasce : l’Associazione Culturale Italo-Brasiliana del Rio Grande do Norte

Ho ricevuto questo invito dell’amico Michele Maisto , direttore del Centro di Cultura Italiana Madrelingua , che estendo con piacere a tutti gli amici che mi leggono e che sono residenti nel Rio Grande do Norte . La nuova associazione sarà presentata il 21 Febbraio prossimo al Palazzo Josè Augusto ( Cidade Alta ) nella sede dell’Assemblea Legislativa di Natal .

Ano da Itália no Brasil: nasce a Associação Cultural Ítalo-Brasileira do Rio Grande do Norte! Assim como no resto do país, também o Rio Grande do Norte registrou a presença de emigrantes italianos que deixaram sua terra em busca de melhores condições de vida. Sua influência está registrada nessas terras desde a época das Capitanias Hereditárias, passando pela presença dos missionários Capuchinhos e pelas famílias cujos descendentes moram ainda hoje em terras potiguares, (os Cicco, os Nesi, os Farachi, os Simonetti, os Pintolli, entre outras). Falar da presença italiana em Natal é também falar do arquiteto Giacomo Palumbo, responsável pela elaboração do Plano Geral de Sistematização da cidade em 1929. Outro importante marco da presença italiana em Natal é a Coluna Capitolina, presente da Itália ao povo do Rio Grande do Norte, em agradecimento pela boa acolhida oferecida aos aviadores daquele país, Carlo Del Prete e Arturo Ferrarin. No dia 5 de julho de 1928, estes pilotos alcançaram a costa potiguar, provenientes de Roma, após um voo de mais de 49 horas, sem escalas, perfazendo uma distância de mais de sete mil quilômetros. Hoje, a coluna está exposta na praça ao lado do Instituto Histórico e Geográfico do RN, no centro da cidade de Natal. Nas últimas duas décadas, entretanto, o Rio Grande do Norte testemunhou um novo movimento migratório especialmente para a capital, que acolheu com sua hospitalidade cada vez mais italianos que a escolheram para nela trabalhar e residir. É neste contexto que representantes dos italianos descendentes e da nova geração de imigrantes se reuniram para dar corpo à Associação Cultural Ítalo-Brasileira do Rio Grande do Norte, que tem o intuito de resgatar e preservar a história da presença italiana no Rio Grande do Norte, de compartilhar com os norte-riograndenses o imenso patrimônio cultural da Itália (a história, a arquitetura, a pintura, a escultura, a literatura, o cinema, a filosofia, as ciências, a gastronomia, etc.) e de promover o intercâmbio entre a Itália e o Rio Grande do Norte nos mais diversos âmbitos (econômico, social, cultural, ambiental, gastronômico, esportivo, etc.), contribuindo ao desenvolvimento da terra potiguar.
São objetivos da Associação Cultural Ítalo-Brasileira do Rio Grande do Norte: favorecer e fortalecer a integração entre brasileiros e italianos, na área do estado; resgatar e incentivar a tradição, cultura, folclore e história italiana e sua integração com a cultura brasileira; estimular e desenvolver atividades culturais, cívicas, recreativas, sociais e desportivas.
É missão da Associação Cultural Ítalo-Brasileira do Rio Grande do Norte atuar, com outras realidades italianas já presentes no território, como elemento de desenvolvimento e de integração cultural entre as sociedades brasileira e italiana do Estado do Rio Grande do Norte, favorecendo, também, o crescimento da atividade sócio-cultural da Região. Calendário de eventos A Associação Cultural Ítalo-Brasileira do Rio Grande do Norte e o Centro di Cultura Italiana MadrelinguA, que atua desde 1997 na promoção da cultura italiana no estado, promoverão em terras potiguares o Ano da Itália no Brasil. O calendário dos eventos será aberto com a comemoração do Dia Nacional do Imigrante Italiano (21 de fevereiro): objetivo do evento, que conta com o apoio do Consulado da Itália de Recife, é tanto relembrar a saga dos imigrantes italianos que deixaram sua terra em busca de melhores condições de vida em solo brasileiro, assim como propor uma reflexão sobre o novo movimento migratório para a cidade de Natal. Nessa ocasião será apresentada oficialmente a Associação Cultural Ítalo-Brasileira do Rio Grande do Norte, expressão da antiga e da nova imigração em solo potiguar. Fio condutor dos eventos programados ao longo do ano é a identidade italiana: além dos já estabelecidos “Tutti a tavola!” (2 junho, Festa da República) e “È ora di pasta!” (25 outubro, Dia Internacional do Macarrão), o Centro di Cultura Italiana MadrelinguA e a Associação Cultural Ítalo-Brasileira do Rio Grande do Norte apresentarão mensalmente momentos de aprofundamento (filmes e programas TV legendados, shows de música italiana ao vivo) sobre as pessoas, as idéias, os fatos que fizeram a Itália até hoje. Data: Segunda-feira, 21 de fevereiro, às 16h Lugar: Assembléia Legislativa (Cidade Alta) Informações: 3219-4669/9991-0876 – Centro di Cultura Italiana MadrelinguA Entrada franca

Associação Cultural Ítalo-Brasileira do Rio Grande do Norte Presidente Michele Maisto Centro di Cultura Italiana MadrelinguA Diretor Michele Maisto

______________________________________________________________________________________________________________________________ Rua Souza Machado, 1034, – Tirol – 59015-080 – Natal/RN Brasil Telefone: (84) 3219–4669 / 9991-0876 E-mail: madrelingua@supercabo.com.br

2 Commenti

1. Salve, sono una giovane studentessa alla ricerca di uno stage a San Paolo, preferibilmente presso qualche ente di natura commerciale (es.camera di commercio italo-brasiliana, aziende, ecc)o presso qualche ente che promuove le relazioni italo-brasiliane anche a livello culturale. Qualcuno saprebbe darmi dei suggerimenti/indicazioni?
    Grazie mille!!!