venerdì 13 maggio 2011

Natal : apre il Brazil National Tourism Market

Por ocasião da abertura da Brazil National Tourism Market (BNTM), o secretário estadual de Turismo, Ramzi Elali, disse, ontem à noite, que o governo do Estado vai trabalhar para que o Rio Grande do Norte tenha a capacidade de captar, em 2011, o número de turistas estrangeiros 10% a mais que o número de 1,5 milhão de visitantes do ano passado. Para tanto, Elali informou que a sua pasta vai focar na captação de turistas do Peru, Chile e Uruguaia, que se juntarão aos argentinos, que há muito tempo “já são de casa”. Ramzi Elali disse que em virtude da crise financeira na Europa e também devido a questão cambial, por causa da valorização do real, a moeda brasileira em relação ao dólar americano e ao euro, os turistas europeus e americanos estão diminuindo a vinda ao Brasil e à Região Nordeste.

Júnior SantosSecretário Ramzi Elali: foco voltado para a captação de turistas no Peru, Chile, Uruguai e na ArgentinaSecretário Ramzi Elali: foco voltado para a captação de turistas no Peru, Chile, Uruguai e na Argentina
A 20ª BNTM é o encontro entre empresários e operadores com o objetivo de vender produtos nordestinos nos mercados nacional e internacional. A feira anual é organizada pela Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE) com apoio do Ministério do Turismo (Mtur). Pela estimativa dos organizadores, a BNTM vai reunir 500 operadores internacionais e 600 fornecedores do mercado nacional e gerar negócios da ordem de US$ 260 milhões. Participam também da abertura do evento a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, e a prefeita de Natal, Micarla de Sousa. O evento ocorre até o próximo domingo (15), e além dos 500 buyers (operadores de turismo) internacionais, contará com a participação de 300 supliers e 100 jornalistas do Brasil e de alguns países.

O ministro do Turismo, Pedro Novais, participou da cerimônia de abertura, tendo vindo a Natal para divulgar o programa Bem Receber Copa, que vai qualificar 306 mil profissionais do turismo até 2013, visando a Copa do Mundo do ano seguinte. O ministro anunciou a destinação de 150 milhões de dólares em financiamentos para o turismo potiguar. Metade desse valor será destinado ao Governo do Estado e a outra metade para a Prefeitura do Natal.

Somente em Natal, foram abertas mais de 2,8 mil vagas para profissionais que trabalham em seis categorias do setor. Foram contemplados os bares e restaurantes; meios de hospedagem, turismo de aventura, locadoras de veículos, transporte aéreo; operadores turísticos e agentes de viagens.

O Bem Receber Copa foi criado em 2010 com o objetivo de qualificar os profissionais do turismo para melhor atender ao turista com foco em grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos. As ações são executadas em parceria com entidades que fazem parte do Conselho Nacional de Turismo.

O investimento total do Ministério do Turismo nesta ação é de R$ 440 milhões. A meta é capacitar 306 mil profissionais empregados na cadeia produtiva do setor até o fim de 2013. Nessa conta, incluem-se os profissionais da linha de frente, aqueles que têm contato direto com os turistas, em diversas áreas – hospedagem, serviços de alimentação fora do lar, agentes de viagem e receptivo, locadoras de veículos e companhias aéreas, entre outras.

Outro dado importante é que a 20ª edição da BNTM deverá crescer 10% em relação ao ano passado. A informação é do secretário executivo da Fundação CTI Nordeste, Roberto Pereira. Segundo ele, cerca de 60% dos operadores que virão a Natal serão os mesmos que estiveram em Porto de Galinhas, em 2010. Dos novos buyers, 25% serão de mercados considerados tradicionais e 15% de mercados novos para o Nordeste. O objetivo, ainda segundo Pereira, é conquistar novos vendedores para os destinos envolvidos, bem como abrir novos mercados de demanda para o Nordeste. Depois do evento, o Conselho Nacional de Turismo prestou homenagem ao deputado Henrique Alves.

4 commenti:

  1. .."parole..parole...paroleee"..

    RispondiElimina
  2. "A lição que fica é que é possível termos mais força com uma sociedade unida e dentro da lei".
    ..... caspita! Proprio l'ideale a cui si ispira la società italiana di oggi!
    Lo vedete che in fondo in fondo non ci sono molte differenze? Lo vedete che forse è inutile emigrare?
    abraços
    Marco

    RispondiElimina
  3. X Max

    non solo parole ... a tutti i partecipanti è stato offerto un buffet degno di un grande evento.

    E io pagooo :)

    RispondiElimina
  4. essì..quando c'è da mangiare, quegli "squaloni" sono i primi a livelli mondiali direi

    RispondiElimina

Lasciate qui un vostro commento