giovedì 3 novembre 2011

ACIBRA porta Berlusconi a Natal

In un momento cruciale della storia d'Italia , l'Associazione  ACIBRA  , decide coraggiosamente di dedicare il prossimo incontro del  4  Novembre alla Politica Italiana . Naturalmente la chiave di lettura è puramente storica e non politica . Io ci sarò , come negli altri incontri , questa proprio non me la perdo !

a identidade italiana
Política italiana - De Giuseppe Garibaldi a Berlusconi
Sexta-feira 4 de novembro, na Livraria Siciliano Midway, oitavo momento do evento A identidade italiana - Ciclo de encontros sobre asidéias, as pessoas, os produtos que fizeram a Itália até hoje.
Terra da mensagem de fraternidade humana, regida pela Igreja Católica e, ao mesmo tempo, da arte das intrigas e das alianças políticas, elaborada por Niccolò Maquiavel. Pátria do maior partido comunista da Europa ocidental, fundado por Antonio Gramsci e, contemporaneamente, do surgimento do fascismo, por mão de Benito Mussolini. Um país com uma Constituição (1947) entre as mais avançadas pela época e hoje alvo de tentativas de limitar suas idéias básicas.
Não há no mundo ocidental europeu um país que apresente um conjunto de contradições políticas tão elevado assim: em 55 anos de república a Itália teve 59 diferentes governos, com uma média de permanência de apenas onze meses cada um! Apesar disso o país da bota conseguiu se erguer depois da tragédia da IIª Guerra Mundial e se tornar um dos países do G8.
Como isso foi possível? Quais foram os processos políticos, econômicos e sociais que levaram a Itália a ter os partidos, os movimentos e as personagens políticas de hoje?
Objetivo do encontro é contribuir para a compreensão de um fenômeno que tanto fascina os observadores políticos estrangeiros, quanto atormenta os cidadãos italianos.

Convidado: Davide Giacobbo – Doutorando em Ciências Sociais (UFRN) e mestre em Ciências Políticas
                     (Università La Sapienza - Roma)
Data: sexta-feira de novembro, às 19:30h
Lugar: Livraria Siciliano Midway Mall