martedì 16 ottobre 2012

In Brasile si stimano 25 000 morti all'anno per alimenti contaminati

Ai primi posti : uova crude o mal cotte , alimenti misti e carne rossa che rappresentano il 51% dei casi . Attenzione agli alimenti venduti senza alcuna precauzione igienica sulle spiagge , evitiamo di trasformare una giornata di relax in un incubo . 

integrante da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária Marcelo Jostmeier Vallandro ressaltou há pouco que as doenças transmitidas por alimentos são responsáveis por 1,8 milhão mortes por ano no mundo. No Brasil, estima-se uma média de mais de 25 mil óbitos anuais em decorrência de alimentos.

Ainda conforme o especialista, o País gastou, entre 1999 a 2004, R$ 280 milhões com internações hospitalares devido a problemas decorrentes de alimentos contaminados. Dados Ministério da Saúde utilizados por Vallandro mostram que a maioria das contaminações alimentares decorrem de produtos de origem animal.

De 3.874 casos com origem conhecidas, analisados entre 1999 e 2004 pelo ministério, 874 foram causados por ovos crus ou mal cozidos, 666 por alimentos mistos e 450 por carnes vermelhas. Isso equivale a 51,7% das ocorrências. Diante dessas evidências, Vallandro explicou que "sem que haja um controle de toda a cadeia produtiva de alimentos haverá impactos na saúde pública com certeza".

Marcelo Vallandro participa do seminário "Os sistemas de controle dos alimentos de origem animal: bases para a saúde pública e o agronegócio do Brasil"


Fonte : Tribuna do Norte 

Nessun commento:

Posta un commento

Lasciate qui un vostro commento