domenica 17 febbraio 2013

Dia Nacional do Imigrante Italiano no Brasil

Pelo 4º ano consecutivo o Centro di Cultura Italiana MadrelinguA comemora o Dia Nacional do Imigrante Italiano (21 de fevereiro), instituído pela Lei N° 11.687 de junho de 2008.
Sua importância simbólica reside no fato de que determina uma referência, a partir da qual o resgate histórico de um processo como o da imigração italiana passa ser mais valorizado. Com essa data, o Brasil resgata uma dívida histórica para com os imigrantes italianos, reconhecendo a sua importância na formação da nação.

Apesar dos imigrantes italianos terem se concentrado mais no Sul e Sudeste, também o Nordeste, incluindo o Rio Grande do Norte, foi destino escolhido por eles. Sua influência está registrada aqui desde a época das Capitanias Hereditárias, passando pela presença dos missionários Capuxinhos e pelas famílias cujos descendentes permanecem ainda hoje morando em terras potiguares, como os Cicco, os Nesi, os Farachi, os Simonetti, os Pintolli, entre outras. Falar da presença italiana em Natal é também falar do arquiteto Giacomo Palumbo, responsável pela elaboração do Plano Geral de Sistematização da cidade em 1929.

Outro importante marco da presença italiana em Natal é a Coluna Capitolina, presente da Itália ao povo do Rio Grande do Norte, em agradecimento pela boa acolhida oferecida aos aviadores daquele país, Carlo Del Prete e Arturo Ferrarin. No dia 5 de julho de 1928, estes pilotos alcançaram a costa potiguar, provenientes de Roma, após um voo de mais de 49 horas, sem escalas, perfazendo uma distância de mais de sete mil quilômetros. Hoje, a coluna está exposta na praça ao lado do Instituto Histórico e Geográfico do RN, no centro da cidade.

As faces da nova imigração

O objetivo do evento, que conta com o apoio do Consulado da Itália de Recife e da Agência Consular da Itália em Natal, é tanto relembrar a saga dos imigrantes italianos que deixaram sua terra em busca de melhores condições de vida em solo brasileiro assim como propor uma reflexão sobre o novo movimento migratório para a cidade de Natal que, nestes últimos anos, acolheu com sua hospitalidade cada vez mais italianos que a escolheram para trabalhar e residir.

O Centro di Cultura Italiana MadrelinguA e a Associação Cultural Ítalo-Brasileira do Rio Grande do Norte apresentam este evento como mais uma oportunidade para as duas comunidades se encontrarem e fortalecerem os laços que as unem.

O show do cantor Paolo Fiore, há dez anos residindo em Natal, e os sabores da Mediterrâneo Buffet (bruschettas com pão italiano e mozzarella italiana) caracterizam a tipicidade italiana do evento.

Data: 5ª-feira, 21 de fevereiro, às 20h
Lugar: Centro di Cultura Italiana MadrelinguA – Rua Souza Machado, 1034 (Tirol)
Informações: 4141-6437 / 9991-0876 –
EntradaR$ 20,00 (show e 1 prato de bruschettas)