Home costo della vita Natal , pioniera nella protesta !

Natal , pioniera nella protesta !

4
2
CONDIVIDI

Le recenti proteste che stanno scuotendo tutto il Brasile rappresentano una vera novità nel panorama politico culturale del Paese sudamericano . Un movimento di tali proporzioni non si vedeva dal 1992 ovvero dai tempi dell’impeachment del Presidente Collor . La novità di questo nuovo movimento , fondamentalmente pacifista , è la sua colonna dorsale : le reti sociali , internet ! Grillo , almeno su questo punto ha avuto ragione .Il New York Times cita Natal come pioniera nella protesta riferendosi alle manifestazioni che si sono tenute a Maggio in città . In realtà la forza della rete si era già manifestata lo scorso anno quando , sempre organizzati attraverso reti sociali , i cittadini decisero di protestare contro l’ingiustificato aumento del prezzo della benzina arrivato di colpo a R$ 3 .La protesta ebbe il risultato di ridurre il prezzo del carburante così come quello di Maggio ha portato ad una riduzione del prezzo del passaggio degli omnibus .Imprensa internacional cita Natal como pioneira em protestos recentes no Brasil
Publicação: 18 de Junho de 2013 às 10:38

Com os olhos voltados ao país devido à proximidade da Copa do Mundo e realização da Copa das Confederações, o Brasil ganhou as manchetes dos principais veículos de comunicação do mundo nesta terça-feira (18), após as manifestações populares em 12 capitais do país, além do Distrito Federal. Natal, que não teve movimentações ontem (17), foi lembrada como o local de onde começaram as mobilizações atuais.
O Ney York Times, dos Estados Unidos, destacou que milhares de pessoas ganharam as ruas em protestos nas maiores cidades do país. A publicação enfatizou as mobilizações em São Paulo como “tranquilas”, relatou a ocupação do Congresso Nacional, em Brasília, mas destacou que no Rio de Janeiro houve tumultos, citando a tentativa de invasão à Assembleia Legislativa do Estado.
Reprodução/TNNew York Times destacou que protestos começaram em Natal. Le Monde e El País foram alguns dos que destacaram manifestações no Brasil
New York Times destacou que protestos começaram em Natal. Le Monde e El País foram alguns dos que destacaram manifestações no Brasil
Ainda no NYT, Natal é citada como pioneira nas revoltas populares recentes. O jornal não falou sobre os protestos do ano passado, quando manifestantes cobraram a saída da então prefeita Micarla de Sousa e também a redução da tarifa de ônibus. 
“Protestos similares (aos de ontem) emergiram em maio, em Natal, uma cidade no nordeste do Brasil, e, neste mês, em São Paulo, após as autoridades majorarem o preço das passagens de ônibus”, disse a publicação.
O Le Monde, da França, também destacou os protestos no Brasil. A publicação citou os “gastos exorbitantes” na preparação para a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos como foco principal dos protestos, além da cobrança por saúde e educação. 
A publicação francesa comparou a mobilização brasileira às que ocorreram na Turquia e disse que as redes sociais contribuíram para a organização dos protestos, assim como na rápida propagação de imagens dos protestos.
No site do espanhol El País (elpais.com), os protestos no Brasil ganharam um destaque contínuo na parte superior da página principal, além da manchete, que destacou o valor histórico dos protestos. “A subida do transporte se voltou como pretexto para lutar por uma sociedade mais justa. Dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas de São Paulo de forma pacífica, enquanto o Rio viveu uma noite com problemas”, disse a publicação.
Os protestos continuam hoje pelo país. Em Natal, haverá uma plenária para discutir como será realizado o protesto agendado para a quinta-feira (20).  O encontro entre os manifestantes ocorre às 17h, no Centro de Convivência da UFRN.
Fonte . Tribuna do Norte 

Booking.com

2 Commenti

LASCIA UN COMMENTO

Please enter your comment!
Please enter your name here