Home Vivere in Brasile Altri duemila medici cubani arrivano questa settimana in Brasile

Altri duemila medici cubani arrivano questa settimana in Brasile

5
0
CONDIVIDI

La seconda tappa del programma Mais Medicos prevede l’arrivo di altri 2000 medici cubani in Brasile .Già 400 sono entrati durante la prima tappa del programma e sono oramai inseriti nei vari municipi dell’interior .


La previsione del Ministero della Salute è di arrivare  entro fine anno alla integrazione di 4000 medici cubani che ovviamente si aggiungeranno a quelli provenienti dalle altre nazioni ed ai brasiliani laureati all’estero 

Até o final desta semana chegam ao Brasil mais 2 mil médicos cubanos para a segunda etapa do Programa Mais Médicos. Ontem, os primeiros 135 profissionais de Cuba desembarcam em Vitória, capital do Espírito Santo. Na próxima segunda-feira, os 2 mil cubanos iniciam o módulo de avaliação que tem duração de três semanas com aulas sobre língua portuguesa e o sistema brasileiro de saúde pública. As informações são do Ministério da Saúde. Além dos 2 mil cubanos, os 149 médicos com diploma do exterior que foram selecionados para a segunda fase do Mais Médicos iniciam o módulo de avaliação no dia 7. As aulas ocorrerão no Distrito Federal, em Fortaleza, Vitória e Belo Horizonte.

Na primeira fase do Programa Mais Médicos, 400 profissionais cubanos chegaram ao Brasil e passaram por curso de formação e avaliação. A previsão do Ministério da Saúde é trazer ao país, até o final do ano, 4 mil médicos cubanos. Esses profissionais vêm ao Brasil por meio de um acordo intermediado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Assim como os médicos com diploma do exterior que se inscreveram individualmente, os cubanos que vêm pelo acordo com a Opas não precisam passar pelo Revalida (Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior) e, por isso, terão registro provisório por três anos para atuar na atenção básica.

Nesta semana também chegam ao país os profissionais com diploma do exterior, que se inscreveram na chamada individual da segunda seleção do Programa Mais Médicos.

LASCIA UN COMMENTO

Please enter your comment!
Please enter your name here