mercoledì 2 ottobre 2013

Continua senza previsione lo sciopero dei bancari

Lo sciopero dura ormai da 15 gg ed ha paralizzato le Agenzie di tutto il Paese. Le casse automatiche sono superaffollate , soprattutto in questo inizio di mese , proibitivo ritirare soldi con la carta di credito .

Tutte le attività di apertura conto ( privati o società ) nonchè di sbocco di soldi provenienti dall'estero e che richiedono la firma di un contratto di cambio sono sospese . Pertanto consiglio coloro che si trovano in questa situazione di armarsi di pazienza ed aspettare anche perchè dal momento in cui cesserà lo sciopero a quello in cui le pratiche cominceranno ad essere processate regolarmente passerà un'altra buona settimana .

E' bene sapere che la paralizzazione NON esenta i creditori dal pagamento puntuale delle loro obbligazioni .

A greve dos bancários chegou nesta terça-feira ao 13º dia sem que haja acordo entre os bancários e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

De acordo com balanço feito pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região houve a paralisação de 733 locais de trabalho (sendo 717 agências bancárias e 16 centros administrativos). O sindicato tem 2.835 agências bancárias em sua base.

De acordo com estimativas do sindicato, cerca de 29 mil trabalhadores participaram das paralisações. A Febraban não possui estimativa similar, já que, segundo a federação, a greve é muito dinâmica -- agências podem ficar parte do dia abertas ou fechadas, por exemplo.

De acordo com a Febraban, não há nenhuma negociação marcada com os sindicatos, e está mantida a proposta de reajuste salarial de 6,1%. Os bancários reivindicam reajuste de 11,93%.

Durante o período de greve, o autoatendimento nos caixas eletrônicos continua funcionando normalmente.

REIVINDICAÇÕES

Os bancários reivindicam, principalmente, reajuste salarial de 11,93% --sendo 5% de aumento real, maior participação sobre lucros e resultados e fim das exigências de mínimo de venda de produtos do banco por seus funcionários.

Eles pedem também um piso salarial de R$ 2.860,21.

COMO ENFRENTAR A GREVE
A paralisação não isenta o consumidor de pagar suas contas dentro do prazo estipulado pelo credor.

Para evitar eventuais encargos, como multas e juros pelo não pagamento da dívida em dia, a primeira atitude é ligar para a agência na qual possui conta para saber se ela aderiu à greve. Caso tenha aderido, procure saber se outra agência está operando.

Na impossibilidade de utilizar uma agência bancária, a solução é procurar, o quanto antes, o credor e solicitar outra opção de local para efetuar o pagamento, como internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, e outros.

A greve não afeta o funcionamento dos caixas eletrônicos das instituições financeiras.

De acordo com o Procon-SP, diante de um cenário de greve, as empresas são obrigadas a oferecer outro local de pagamento. Se o fornecedor se recusar a disponibilizar uma alternativa, o cliente deve documentar sua tentativa e registrar uma reclamação junto ao Procon.

COMPROVANTES

O cliente deve guardar os comprovantes, tanto os que indicam que ele buscou o credor para solicitar outra forma de pagamento, quanto os comprovantes de pagamento feitos por outros canais, como internet e telefone.

"No caso da internet, o comprovante pode ser impresso. Pelo telefone, o consumidor deve anotar o número do protocolo", diz o Idec (Instituto Nacional de Defesa do Consumidor).

ÁGUA, LUZ E TELEFONE

As contas de serviços públicos como água, luz e telefone não precisam necessariamente ser pagas nas agências bancárias. É possível quitar em casas lotéricas e em alguns supermercados.

CONTAS EM ATRASO

Para quem tem conta como luz, água, telefone, gás em atraso, a orientação é fazer o pagamento normalmente pelos canais alternativos do banco (internet, telefone, correspondente bancário).

As próprias concessionárias de serviço público costumam inserir os juros e as multas na conta do mês seguinte.

No caso dos títulos de cobrança --condomínio, escola, academia, financiamentos-- a orientação da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) é pedir ao cedente do título um novo boleto já com os valores atualizados ou fazer o pagamento pelo Débito Direto Autorizado (DDA).

O DDA é um serviço de apresentação eletrônica de boletos bancários, que permite ao cliente realizar o pagamento de boletos eletronicamente.

Caso o boleto seja do próprio banco e a agência estiver fechada, o pagamento pode ser feito no site do banco. Lá, é possível solicitar nova via de boleto em atraso, mesmo para pessoas que não são correntistas.

Basta acessar o serviço de atualização de boleto, na página inicial do banco emissor do título de cobrança. Em seguida inserir a numeração do código de barras do boleto, o site irá gerar um novo boleto para pagamento.

Com o boleto atualizado, é possível pagá-lo pelos canais alternativos do banco.

Fonte : Folha de Sao Paulo

2 commenti:

1. Beh tutti gli anni i bancari si fanno 20/30 gg di ferie collettive in questo periodo non e' una novita'! Basterebbe che la "greve" fosse "sem vencimento" cioe' non pagata che le cose cambierebbero

RispondiElimina
    Risposte
    1. Perfettamente daccordo ... e non solo per i bancari .

Elimina