Home lavoro Dopo la Copa 2014 si tiene in Brasile la RoboCup 2014 :...

Dopo la Copa 2014 si tiene in Brasile la RoboCup 2014 : gareggiano i robot calciatori di 45 paesi !

6
1
CONDIVIDI

Comincia oggi a Joao Pessoa ( Circa due ore da Natal ) la RoboCup 2014 , il campionato mondiale tra robot intelligenti  che si tiene annualmente e che negli anni del mondiale di calcio è tenuto nel paese sede della Coppa , in questo caso il Brasile .

Le gare aperte al pubblico partiranno solo lunedì e giovedì si terranno le finali . Oltre alla categoria football , si sfideranno anche robot specializzati in altre discipline non necessariamente sportive .
L’evento è nato in Giappone nel 1997 ed ha come obiettivo vincere la  squadra umana , vincitrice del Mondiale FIFA , entro il 2050. 
A questa edizione si sono iscritti 4000 partecipanti paganti appartenenti a 400 Teams di 45 Paesi . Oltre ai partecipanti sono attesi almeno 60 000 visitatori .
Ai vincitori della categoria Humanoide , Adult Size sarà consegnata la coppa Louis Vuitton interamente scolpita in cristallo .

Começa neste sábado (19) a RoboCup 2014, a copa do mundo da robótica inteligente, que acontece no Centro de Convenções de João Pessoa. Nesses dois primeiros dias de evento, os participantes vão se credenciar e fazer um aquecimento, ou seja, preparar os robôs para as competições. Nesse período, o público não poderá visitar o evento.

No domingo (19) será realizada uma cerimônia de abertura simples para os competidores, com a apresentação de uma quadrilha junina paraibana, discurso de autoridades e a apresentação da Orquestra Sanfônica Balaio Nordestino.
Apenas a partir da segunda-feira (21) a RoboCup será aberta ao público. As competições das categorias futebol, resgate, tarefas domésticas, trabalho e RoboCupJunior começam às 9h em arenas distribuídas pelo Centro de Convenções. Até a quarta-feira (23) as competições principais terminam às 20h e as junior, às 19h. A tabela de disputas só será divulgada depois que os competidores fizerem credenciamento para confirmar a participação no evento.
As finais de todas as categorias acontecem na quinta-feira (24), sendo as principais das 9h às 17h e as junior, das 9h às 15h. Os vencedores vão ganhar troféus e a equipe campeã da categoria humanoide AdultSize (tamanho adulto) ficará, durante um ano, com a taça Louis Vuitton, esculpida em cristal e desenhada especialmente para a RoboCup.

Considerada a copa do mundo da robótica inteligente, o evento foi criado em 1997 no Japão com o objetivo de construir um time de robôs que pudesse ganhar uma partida contra a seleção vencedora da Copa do Mundo da Fifa. A previsão é de que o objetivo seja alcançado em 2050.


Na principal categoria da Robocup, robôs totalmente independentes e livres de controles remotos disputarão um campeonato de futebol, em times representados por universidades selecionadas de 45 países. Os robôs devem obedecer às mesmas regras de um jogo de futebol convencional, com dois tempos, chutes, marcação de gols, de faltas e até cobrança de lateral. Os jogos serão observados por um juiz humano, muitas vezes com o auxílio de um juiz robô. A competição de futebol é dividida em cinco categorias principais, além de subcategorias.

Já se inscreveram aproximadamente 400 times com 4 mil participantes de 45 países. Segundo a coordenadora geral da RoboCup 2014, Esther Colombini, são esperados cerca de 60 mil visitantes, além dos competidores.
Na sexta-feira (25), ainda acontece o Simpósio Internacional da RoboCup para pesquisadores, professores, estudantes e interessados na área. A programação consiste em duas palestras com pesquisadores convidados de renome internacional, apresentações de artigos e um workshop de Educação em Robótica. O simpósio exige inscrição paga tanto para estudantes quanto para professores e pesquisadores.

Fonte : Globo 
CONDIVIDI

1 commento

LASCIA UN COMMENTO

Please enter your comment!
Please enter your name here