venerdì 4 luglio 2014

Informazione importante per i medici italiani che intendono esercitare la professione in Brasile .

Informazioni importanti  per i medici italiani che desiderano rivalidare la propria laurea in Brasile . Questo processo è fondamentale per la iscrizione all'Ordine dei Medici brasiliani .

Le info sono tratte dal sito http://revalida.inep.gov.br/revalida/inscricao/


Premessa indispensabile alla validazione è la conoscenza della lingua portoghese /brasiliana , pertanto le info non sono tradotte .
Prezado Participante do REVALIDA 2014,

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, em parceria com o Ministério da Saúde e o Ministério de Relações Exteriores e a ANDIFES, considerando o disposto no Edital nº 16, de 05 de junho de 2014, torna pública a inscrição para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras - REVALIDA.
O participante deverá acessar o link ao lado para Inscrição, no período entre o dia 09 a 24 de junho de 2014, até às 23 horas e 59 minutos, observado o horário oficial de Brasília – DF. Para efetivar a inscrição, o participante deverá preencher o formulário de cadastramento de dados e realizar o pagamento da taxa de inscrição. Todas as informações prestadas pelos participantes são de sua inteira responsabilidade. O INEP não se responsabiliza por informação incorreta ou não recebida por motivos de ordem técnica, como falhas de computadores ou outros que impossibilitem a conclusão da inscrição.
A Prova Escrita está prevista para o dia 20 de julho de 2014 e será realizada em dez capitais, a saber: Rio Branco/AC, Manaus/AM, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ, Porto Alegre/RS e São Paulo/SP. O anúncio do nome e endereço dos locais de prova será informado oportunamente, cabendo ao participante acompanhar as atualizações deste site.
No ato da inscrição o participante deverá indicar em qual dos dez locais de aplicação da 1ª Etapa do REVALIDA deseja fazer a Prova Escrita.
A taxa de inscrição na Prova Escrita é de R$ 100,00 (cem reais), conforme o item 3.1.1 do Edital de Inscrição do REVALIDA 2014, e pode ser paga em qualquer agência bancária até a data do vencimento (25 de junho de 2014). O pagamento poderá ser efetuado por meio do boleto bancário, a ser gerado no próprio sistema ao final da inscrição.
Apenas os candidatos aprovados na Prova Escrita (de caráter eliminatório) poderão realizar a prova de Habilidades Clínicas - 2ª. etapa do REVALIDA.
A 2ª. etapa está prevista para os dias 27 e 28 de setembro de 2014, em local a ser confirmado. Após realizada a inscrição nesta etapa, e da confirmação no sistema do pagamento da taxa - no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), conforme itens 3.2 e 3.2.1 do Edital de Inscrição do REVALIDA 2014, serão homologados os participantes desta prova.

Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras – REVALIDA

O QUE É O REVALIDA?


O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras – REVALIDA, é implementado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em parceria com a Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), com o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério de Relações Exteriores (MRE) e a ANDIFES, desde 2010. Trata-se de um exame elaborado por reconhecidos especialistas em avaliação da educação médica, que proporciona maior agilidade, confiabilidade e eficácia nos processos de revalidação de diplomas médicos no país.
O REVALIDA consiste da realização de provas de conhecimento médico em duas Etapas:
1ª. Etapa: Prova Escrita (com questões objetivas e discursivas) - afere conhecimentos teóricos;
2ª Etapa: Prova de Habilidades Clínicas – afere conhecimentos quanto à prática de atendimento médico.
Os participantes aprovados no REVALIDA poderão solicitar às Instituições de Educação Superior públicas brasileiras que aderiram ao Exame a revalidação do seu diploma obtido no exterior, desde que apresentem as documentações solicitadas na legislação brasileira, incluindo o certificado de aprovação no CELPE-BRAS.
Para maior conhecimento do REVALIDA, acesse as provas de 2011, 2012 e 2013. 

2 commenti:

  1. "no período entre o dia 09 a 24 de junho de 2014". Ma è già scaduto, o sbaglio?

    RispondiElimina
  2. L'informazione è importante perchè il processo di rivalida è annuale e come si vede dal post sono accessibili le prove degli anni 2011 , 2012 , 2013 . Effettivamente il termine di iscrizione per il 2014 è scaduto ma esistono delle premesse , come la conoscenza della lingua portoghese , che richiede comunque mesi di preparazione precedente . Pertanto questo avviso è valido per coloro che hanno in programma per il prossimo anno di partecipare alla rivalida
    Sarebbe molto interessante se potessi analizzare le 110 questioni della rivalida 2013 e esprimere una tua opinione a proposito .

    RispondiElimina

Lasciate qui un vostro commento