Home Vivere in Brasile Incubatore di start up nella UnP ( Universidade Potiguar )...

Incubatore di start up nella UnP ( Universidade Potiguar ) seleziona 10 progetti di neo- imprese

3
0
CONDIVIDI
L’idea di incubatore per imprese neonate non è nuova ed è stata utilizzata per anni in altri Paesi . Ne ho sempre sentito parlare bene , così come in questo articolo . Tuttavia non ho mai trovato ( forse dovrei fare una ricerca più accurata ma sarebbe logico trovare questi dati in articoli come quello di seguito ) dati e nomi di imprese di successo vive e vegete dopo almeno 5 anni dall’uscita dall’incubatore .

A me qualche dubbio sorge quando vedo l’enorme quantità di incubatori di start up presenti in Italia a fronte dei fallimenti record di imprese ogni anno e della carenza di aziende realmente innovative sul nostro territorio .

Qualcuno può aiutarmi a capire ? 

Os projetos de criação de empresas inovadoras ganham mais um incentivo. A Incubadora Empreende, instalada na Universidade Potiguar (UnP), já está com processo de seleção de empresas residentes para incubação e, a priori, serão escolhidos dez projetos. Ferramenta para combater a mortalidade precoce das empresas, a incubação é reduz em 80% os riscos de fechamento de novos negócios antes dos dois anos. O projeto dará suporte às empresas desenvolverem ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso


Através do edital, serão selecionadas duas empresas residentes, duas à distância e seis projetos pré-incubados, que vão ser treinadas por seis meses. Por se tratar de uma incubadora multissetorial, podem se inscrever e concorrer às vagas projetos de diversos segmentos, elaborados por estudantes e ex-alunos da UnP. “Para participar do processo de incubação a empresa tem que ter no plano de negócio o viés de inovação. A partir das consultorias e capacitações de dois a três anos sendo incubado, o empreendimento se torna competitivo e pode ser lançado no mercado”, diz o gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, João Bosco Freire.

De acordo com o gerente, o Sebrae dará o suporte técnico aos futuros empreendedores para ajudar a criar a empresa e implantar um plano de negócios, além de outros itens, como missão, planejamento, documentação e edital.

A Incubadora Empreende UnP foi inaugurada segunda-feira a partir de uma parceria entre a UnP, que integra a rede Laureate International Universities,e o Sebrae RN. A unidade é a primeira a ser instalada em uma universidade privada do estado e está vinculada ao Centro de Empreendedorismo da UnP.

Esta incubadora eleva para 12 o número de unidades do Projeto de Incubadoras do Sebrae. Desse total, dez estão em funcionamento e outras duas em processo de implantação. “A Universidade tem um grande desafio. Abraçar essas quatro empresas para que elas, num ambiente favorável, amadureçam suas ideias, desenvolvam ferramentas de gestão do negócio e possam ingressar no mercado com diferenciais, gerando emprego e renda para o estado”, disse o diretor Técnico de Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti.

Segundo a Coordenadora da Incubadora, professora Carolina Montenegro, as empresas que passam pelo processo de incubação aumentam a competitividade e investem na inovação.

Segundo a Coordenadora da Incubadora, professora Carolina Montenegro, as empresas que passam pelo processo de incubação aumentam a competitividade e investem na inovação. “Dados de 2011 apontam que mais de 15 mil empregos foram gerados a partir de empresas incubadas e quase R$ 5 bilhões foram gerados. O nascimento da Incubadora Empreeende é um grande passo. Seremos um mecanismo de apoio para que sonhos se tornem objetivos e, a partir de amadurecidos, se transformem em negócios de sucesso”, detalhou a Coordenadora.

LASCIA UN COMMENTO

Please enter your comment!
Please enter your name here