Home News La rete fognaria di Natal copre appena il 33% della città

La rete fognaria di Natal copre appena il 33% della città

4
1
CONDIVIDI

Caern descumpre cobertura prometida de 80% de esgotamento sanitário

Atualmente a capital tem apenas 33%, o que gera insatisfações sobre contrato de concessão dos serviços.

Por Maiara Felipe

Natal deveria ter 80% da sua área com esgotamento sanitário até o final de 2009, mas apenas 33% do município contam com esse serviço. A informação é do procurador geral do Município, Bruno Macedo, que apontou esse dado como sendo um das metas não cumpridas pela Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern) no contrato estabelecido com a Prefeitura de Natal.

O contrato assinado entre o município e a empresa em 30 de abril de 2002 tem duração até 2027. Entre as metas estabelecidas, está que 80% de Natal deverão ter esgotamento sanitário até o final deste ano, assim como 90% em 2012 e cobertura total em 2017. Segundo o diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico (Arsbam), Urbano Medeiros, apenas 33% da área têm rede de esgoto.

Urbano Medeiros ressaltou que nos cinco anos após a assinatura do contrato, no ano de 2007, a Agência realizou um estudo sobre como estava o andamento dos serviços da Caern, e desde essa época foi constatado o descumprimento dos prazos estabelecidos. “Nós remetemos o contrato ao executivo, cabe a eles o que será feito”, declarou Urbano.

Ele ressalta que a promessa da Caern é dobrar – em torno de 60% – a cobertura do esgotamento sanitário em 2010. Urbano lembra ainda que apenas em 2012 é possível pensar em um número maior que esse, já que neste ano a ETE do Baldo e o Emissário Submarino estariam funcionando.

“Existe uma disparidade muito grande entre a meta e o que realmente foi feito”, disse Bruno Macedo.

Abastecimento

A Caern chegou quase aos 98% de áreas abastecidas de água estabelecidas em contrato com a Prefeitura, mas não alcançou o percentual. Bruno Macedo não divulgou quanto ficou faltando, mas declarou que “chegou perto”.

A Arsbam confirma que principalmente no verão, por motivos topográficos, alguns bairros de Natal sofrem com a falta de abastecimento de água: Felipe Camarão, Mãe Luiza, Morro Branco, Nova Descoberta, Redinha e algumas ruas da Zona Norte. A expectativa da Agência é que as adutoras do Jiqui e Rio Doce amenizem esse problema.

Por falta de esgotamento sanitário em 67% de Natal, parte do lençol freático foi contaminada e 26 poços de abastecimento da Caern foram desativados em 2008. O nitrato encontrado foi o principal motivador para o fechamento dos poços, que fornece 1.622 milímetros cúbicos de água por hora, o suficiente para abastecer Mossoró.


Booking.com
CONDIVIDI

1 commento

LASCIA UN COMMENTO

Please enter your comment!
Please enter your name here