Home alimentazione ” E’ ora di pasta ! ” Festa do Macarrao a Natal

” E’ ora di pasta ! ” Festa do Macarrao a Natal

20
0
CONDIVIDI


12ª Festa do Macarrão 29 de Outubro de 2011

Desde 1998 o Centro di Cultura Italiana MadrelinguA tem apresentado em Natal È ora di pasta!-Festival do Macarrão, em ocasião da comemoração mundial do Dia Internacional do Macarrão (25 de outubro).

Consolidado no calendário gastronômico da cidade, esse evento é único, no Brasil, por apresentar um conjunto de documentos que permite conhecer a verdadeira origem deste alimento.

Lenda e realidade: as origens do macarrão



Por quem, quando e onde foi “inventado” o macarrão? Até não muito tempo atrás a lenda dizia que o mercador veneziano Marco Polo (1254-1324), ao voltar da China, teria introduzido a receita na culinária italiana. Entretanto, existem provas que mostram que tudo começou antes e em outro lugar.

A mistura de água e farinha de trigo duro (triticum durum) já era conhecida na Mesopotâmia e na área do Mar Mediterrâneo desde 1.000 a.C. Mas é na Sicília do século XII que a realidade prevalece sobre a lenda. Em 1154 o geógrafo árabe Al-Idrisi presenteia o rei normando Rogério II da Sicília (no Sul da Itália) com um livro, no qual ele descreve que “…em Trabia (cidade que ainda hoje existe) fabrica-se uma massa filiforme, a itriya e expedem-se grandes cargas em navios para a Calábria (região da Itália) e outros países do mundo islâmico…”. Deduz-se, então, que se essa massa podia viajar durante semanas sem se deteriorar, só podia ser na forma de massa seca, isto é, mistura de água e farinha de trigo duro colocada ao sol escaldante daquela região. Assim nasceu o macarrão que conhecemos hoje.

O evento é composto de três partes:

1) cultural (26 painéis – documentos, gravuras e fotos – que permitem conhecer as origens e a evolução do macarrão);

2) gastronômica (bruschettas – tomate seco, pesto de manjericão, antipasto, pasta de tomate seco – e dois pratos de macarrão -Penne Primavera – atum, azeitona preta, pimentão fresco – e Fusilli al Sugo -molho de tomate fresco e queijo escamorza italiano);

3) musical (música ao vivo com o cantor italiano Sandro).

Senha individual: R$ 25,00 (bebidas e sobremesa cobradas à parte) – Venda no local

Local: Centro di Cultura Italiana MadrelinguA – Rua Souza Machado, 1034 – Tirol

Data: sábado 29/10/2011 Horário: 20h

Informações: 3219-4669 / 9991-0876

Michele Maisto Diretor

CONDIVIDI

LASCIA UN COMMENTO

Please enter your comment!
Please enter your name here