Home alimentazione Dilma promette maggiore attenzione ai produttori vinicoli

Dilma promette maggiore attenzione ai produttori vinicoli

7
0
CONDIVIDI

A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), garantiu nesta quinta-feira, em Caxias do Sul, na serra gaúcha, que o governo federal não irá ficar “inerte diante da necessidade de investir mais e combater práticas comerciais predatórias”. Dilma discursou durante a inauguração da 29ª Festa Nacional da Uva e tentou acalmar os produtores de vinho do Estado, que reclamam de desvantagens na concorrência com vinhos importados, especialmente de países como Chile, Argentina e Uruguai. “Vocês têm uma parceira na produção agrícola e industrial desta região”, salientou Dilma.

“Hoje podemos celebrar o preço mínimo de R$ 0,57 do kg de uva, implantamos o selo fiscal dos produtos e continuaremos oferecendo apoio à comercialização por escoamento da produção. O governo se encarregará de tomar as providências previstas internacionalmente contra as práticas comerciais assimétricas e danosas, incluindo as salvaguardas”, afirmou Dilma. Segundo ela, os produtores gaúchos de uva “são heróis e obstinados, que enfrentam os percalços da natureza e investem, melhorando a qualidade dos vinhos”. A presidente elogiou os produtos e a atuação empresarial da serra gaúcha e disse que participar da Festa da Uva foi um dever e um reconhecimento à importância dos imigrantes.



Estimulo à produção e exportação


Dilma Rousseff também afirmou que o Planalto vai trabalhar pelo estímulo à produção e exportação e para atingir a meta de crescimento de 4,5% prevista para 2012: “Iremos aprofundar as medidas tributárias de estímulo à produção e exportação, crédito para produções mais adequadas, estímulo para mão-de-obra e adoção de medidas de defesa comercial”.

“Temos uma grande oportunidade de produzir para os mercados interno e externo e saberemos tomar todas as medidas necessárias neste ambiente de concorrência. O nosso mercado, por ser grande, é cobiçado por todos. Desde o plano Brasil Maior nós olhamos esta questão e reforçamos a nossa competitividade”, completou ela. Dilma deu início à 29ª Festa Nacional da Uva ao desembarcar hoje em Caxias. A cerimônia, que começou por volta das 17h, foi restrita a convidados. Dilma fez um pronunciamento de 19 minutos e, depois do discurso, visitou estandes de empresas, maquinários e uvas, conversando com agricultores. A última visita presidencial à Festa da Uva havia sido em 17 de fevereiro de 2006, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocupava o cargo.

Proteção ao vinho


Pela manhã, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho (PMDB), disse que o governo está elaborando um plano para equiparação da rotulagem das bebidas que são consumidas no País, especialmente o vinho. “Daremos o mesmo tratamento ao vinho nacional e importando, bem como aos destilados. Publicaremos um ato normativo para acabar com os prejuízos”, garantiu Mendes Ribeiro, que afirmou ainda ser preciso melhorar o diálogo com parceiros comerciais do Mercosul, especialmente a Argentina e o Uruguai
Fonte : terra.com
CONDIVIDI

LASCIA UN COMMENTO

Please enter your comment!
Please enter your name here