Home economia Aprire una impresa in Brasile … per un brasiliano

Aprire una impresa in Brasile … per un brasiliano

17
0
CONDIVIDI

Pubblico questo articolo tratto dalla stampa locale dove sono riportati i tempi medi ed i costi medi di apertura di una impresa per un brasiliano .

Muita gente sonha em deixar de ser empregado e abrir o seu próprio negócio. Mas para isso é necessário bastante estudo de mercado e público, além de preparo e planejamento tanto organizacional quanto financeiro. O capital inicial já deve incluir as taxas e despesas obrigatórias para abertura de uma empresa.

Segundo o Sescon/RN (Sindicato das empresas de Serviços Contábeis do Rio Grande do Norte), o valor gasto para abrir uma empresa varia de acordo com o ramo de atuação e com o porte, mas a média fica em R$ 1.700,00. É importante ficar atento em todas as exigências para não ter problemas futuros. A falha em um documento ou o esquecimento de uma taxa pode acarretar multas e até a proibição do exercício das atividades.
Fora o custo, existe toda a burocracia incluindo os documentos e formulários que devem ser entregues para os órgãos responsáveis. Para o brasileiro ficar com uma empresa completamente regularizada e pronta para funcionar leva aproximadamente 120 dias, de acordo com a atividade desempenhada, o equivalente a quase quatro meses. Isso significa quase o dobro do tempo gasto em outros países da América Latina.

“Apesar dos custos e do prazo, o números de empresas abertas vem aumentando, e esse cenário não é diferente no RN. Vale ressaltar que o empreendedor deve procurar um profissional competente para cuidar de todos os processos, assim não corre o risco de prolongar ainda mais o prazo para iniciar suas atividades”, alerta João Antonio Matias, presidente do Sescon/RN.

CONDIVIDI

LASCIA UN COMMENTO

Please enter your comment!
Please enter your name here