L’iniziativa di tre imprenditori natalensi ha dato vita al Natal City Tour , una idea semplice già presente in molte città europee ma poco frequente in Brasile . La novità di questa nuova proposta consiste nel mostrare al turista che Natal non è solo mare e spiagge bellissime ma anche arte e cultura . Il percorso del bus infatti si snoda attraverso i quartieri storici della città : Cidade Alta , Ribeira , Tirol , Petropolis oltre che ovviamente Ponta Negra ed Area Preta .
ENTRE O MAR E O CONCRETO
A fase inicial do passeio se estende pelos nove quilômetros da Via Costeira. O guia turístico João Maria Araújo, o Joãozinho, vai informando aos passageiros/turistas sobre os pontos mais notáveis do trajeto. A beleza do mar fica ainda mais evidente ao ser vista de cima, tendo em primeiro plano os vários hotéis e resorts que fazem parte da via. Os passageiros também são apresentados ao Parque das Dunas, Farol de Mãe Luísa, ao trecho conhecido como “praia de Miami”, Areia Preta, e ao relógio do sol – atualmente atrasado pelas sombras dos arranha-céus que surgiram em sua frente.
Descendo a ladeira – com emoção – o ônibus se dirige à Cidade Alta, para apresentar o centro antigo e a movimentação comercial de Natal. Após passar por alguns dos trechos mais movimentados do centro (Ulisses Caldas, Prudente do Morais, Apodi e Rio Branco), o ônibus se dirige para a Ribeira. Apesar da notória falta de conservação dos prédios antigos e descaracterizados, os passageiros aproveitam para tirar bastante fotos. O Teatro Alberto Maranhão impressiona. A passagem pelo Canto do Mangue, com seus barcos de pesca ancorados, bem como os imensos navios do porto, também rendem vários registros fotográficos.
Passando por Santos Reis e pelo prédio abandonado da Rampa, o ônibus se dirige à Fortaleza dos Reis Magos, o primeiro e mais simbólico monumento da cidade. Por lá os passageiros descem e ficam por volta de uma hora. Segundo o guia Joãozinho, após a fortaleza, os turistas são levados ao Iate Clube para apreciar a programação do Pôr do Sol no Potengi. Mas, caso não seja o dia do projeto – que é realizado apenas às terças, quartas e quintas – o passeio toma o rumo da Redinha, indo, por exemplo, ao Aquário de Natal. “A gente oferece alternativas ao pessoal, mas a ideia é que possamos ir a todos os lugares”, afirma.
UM PASSEIO BY NIGHT
Novidades virão para o passeio de ônibus nas alturas. João Lucena adianta que na próxima semana o veículo contará com serviço de bar, oferecendo bebidas, refrigerantes, castanhas e petiscos. No ônibus também funciona uma agência onde o turista pode comprar e agendar novos passeios. “A nossa ideia é que o ônibus também funcione como uma loja itinerante”, ressalta. E a partir de 15 de janeiro, virá uma nova rota para o ônibus: será o passeio “by night”, passando também por Tirol e Petrópolis, apresentando ao turista uma face mais urbana e moderna da capital. “Vamos apresentar os bares, restaurantes e lojas das redondezas, um clima bem diferente do passeio da tarde”, diz.
Serviço: Passeios de open bus. Preço: R$50 por pessoa. Informações e reservas pelo 3086-8407 e 3204-7900.