Traduzione dal portoghese: Italiano IT Português PT
Home economia La SELIC riprende a salire dopo due anni

La SELIC riprende a salire dopo due anni

5
0
CONDIVIDI

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu aumentar a Selic, a taxa básica de juros, em 0,25 ponto percentual. Com a decisão, a taxa passa de 7,25% ao ano para 7,5% ao ano.

O último aumento da taxa Selic havia ocorrido em julho de 2011, quando o Copom elevou os juros básicos de 12,25% para 12,5% ao ano. No mês seguinte, a Selic começou a ser reduzida sucessivamente até atingir 7,25% em outubro de 2012, o menor nível da história. Nas três reuniões seguintes, em novembro de 2012, janeiro e março deste ano, o Copom optou por não alterar a taxa. 

A decisão já era esperada por analistas de mercado. A alta dos preços de alguns produtos gerou temor de descontrole da inflação. A taxa Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter a inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dentro da meta estabelecida pela equipe econômica.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde julho do ano passado, o IPCA acumulado em 12 meses vem subindo. Em março, o índice acumulado chegou a 6,59% e ultrapassou o teto da meta de inflação do governo, que é 6,5%.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse na semana passada que o governo fará o possível para controlar a inflação, e não descartou medidas impopulares, como o aumento de juro anunciado nesta noite pelo Copom.

Por outro lado, o aumento da taxa Selic prejudica o reaquecimento da economia, que cresceu apenas 0,9% no ano passado e ainda está sob o efeito de estímulos do governo, como desonerações e crédito barato.

CONDIVIDI

LASCIA UN COMMENTO

Please enter your comment!
Please enter your name here