Traduzione dal portoghese: Italiano IT Português PT
Home immobili IKEA annuncia ufficialmente che sta valutando l’apertura di filiali in Brasile

IKEA annuncia ufficialmente che sta valutando l’apertura di filiali in Brasile

66
7
CONDIVIDI

A maior empresa do setor de móveis do mundo, a sueca Ikea, anuncia pela primeira vez que considera abrir lojas no Brasil.
 Presente em 40 países, o grupo realizará estudos sobre a entrada no varejo brasileiro. A notícia foi obtida com exclusividade pelo ‘Broadcast’, serviço de notícias de em tempo real da ‘Agência Estado’.
Ainda não há prazo para a abertura da primeira unidade, mas a companhia já tem um pé no Brasil: um escritório funciona há mais de um ano em Curitiba e cerca de 20 funcionários exibem os primeiros crachás da Ikea Brasil. 
Após anos de boatos no setor moveleiro, o País finalmente entrou nos planos da Ikea para crescer nos mercados emergentes. “O grupo Ikea considera o Brasil um potencial mercado futuro e executará estudos preliminares sobre a possibilidade de entrada neste mercado”, informou a empresa ao Broadcast. A companhia enfatiza, porém, que a entrada no varejo “não será imediata”.
Conhecida por vender móveis com design e preços baixos, a companhia tem olhado com cada vez mais atenção os emergentes. A partir de agora, Índia e Brasil aparecem como os dois próximos grandes desafios da empresa. Os planos para a Índia estão mais avançados.
Em maio, a empresa recebeu autorização do governo local para iniciar um ambicioso plano de abertura de até 25 lojas. A intenção é investir quase US$ 2 bilhões no mercado indiano.
O projeto para o Brasil está em estágio menos avançado, mas a confirmação do interesse pelo mercado nacional marca uma mudança no discurso da empresa, que sempre negou qualquer plano para o País. A América Latina tem sido estudada pelo grupo há pelo menos três anos, quando foi inaugurada a primeira loja na região, na República Dominicana. Nesse período, também foi inaugurada uma filial em Porto Rico.
Executivos da Ikea passaram a apostar mais fichas nos países emergentes após a bem sucedida experiência na Rússia e na China. Inaugurada em 2000, a filial russa já é a quinta que mais vende no mundo e, atualmente, responde por 6% do faturamento global da Ikea.
Emergentes.
 A China também tem números exuberantes: Pequim tem a loja Ikea mais visitada do mundo. Só em 2011, mais de seis milhões de pessoas passaram pela unidade.
Três das cinco maiores lojas Ikea do mundo estão na China. Ao todo, são 14 endereços no mercado chinês e 13 na Rússia.
Um dos desafios da Ikea no Brasil será a receptividade do consumidor à ideia de montar os próprios móveis. Em todo o mundo, a loja é conhecida por oferecer itens que tentam aliar design, simplicidade e principalmente preço baixo
Para isso, a empresa oferece poucas regalias e praticamente tudo que é vendido – de luminárias a sofás – deve ser montado pelo próprio cliente. No Brasil, porém, o setor moveleiro geralmente entrega itens montados na casa do consumidor. Isso ocorre até em lojas que podem ser comparadas à Ikea, como a Tok&Stok e Etna.
A venda dos móveis desmontados é uma marca da Ikea. Isso oferece uma grande vantagem para a empresa que não gasta tempo e dinheiro com a montagem dos produtos. A Ikea foi fundada em 1947 no interior da Suécia por Ingvar Kamprad, que já foi o quarto homem mais rico do mundo e se aposentou em junho com 87 anos. Relatos na imprensa sueca dizem que Kamprad dirigia até pouco tempo atrás um Volvo ano 1993 e só viaja de classe econômica.
Fonte : Estadao 
CONDIVIDI

7 Commenti

  1. Non sono un'esperto di economia. Dubito pero' che IKEA possa entrare facilmente nel mercato Brasiliano. Vedendo come le cose vanno in Brasile la lobby dei produttori e venditori di mobili ed arredi sicuramente dara' non poco filo da torcere. Penso anche che con le tasse esistenti per l'importazione di prodotti esteri, i prezzi dei prodotti IKEA saranno molto piu' alti rispetto ad altri paesi. Detto questo, se IKEA dovesse aprire in Brasile ed offrire prodotti a prezzi vantaggiosi come nel resto del mondo, sarebbe rivoluzionario.
    Anto

  2. scusa ma tu pensi che l'ikea porta i mobili dall'europa a qui?
    o pensi che i mobili che vendono in italia sono fatti in svezia? guarda che quei furbacchioni esternizzano la produzione ai locali.
    stessa cosa faranno in brasile. E speriamo che arrivi mr ikea perche francamente i prezzi sono assurdi e la qualita e pure inferiore a quella dell'ikea (vedi casa baia, extra, magasine luiz etc etc)

LASCIA UN COMMENTO

Please enter your comment!
Please enter your name here