Traduzione dal portoghese: Italiano IT Português PT
Home economia Turisti affollano le spiagge del litorale potiguar e riempiono hotel e...

Turisti affollano le spiagge del litorale potiguar e riempiono hotel e pousade

8
1
CONDIVIDI

Com a chegada do verão, o aumento do número de reservas na rede hoteleira de Natal está sendo comemorado por empresários do setor. Na Via Costeira, a maioria dos hotéis e resorts já aponta quase 100% de lotação entre os dias 24 de dezembro e 20 de janeiro, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio Grande do Norte (ABIH). Para José Odécio Júnior, presidente da ABIH no Rio Grande do Norte, a expectativa é que o número de hóspedes seja ainda maior até o carnaval.

Magnus NascimentoRede hoteleira tem registrado ocupação média de 75% dos leitos neste mês e espera crescimentoRede hoteleira tem registrado ocupação média de 75% dos leitos neste mês e espera crescimento



“Os sintomas de mudança são positivos desde a primeira semana de dezembro, quando nos dias de Carnatal a média de lotação na rede hoteleira potiguar chegou a 75%. A movimentação crescente na orla de Ponta Negra e em Pipa também nos dá um termômetro de boas expectativas para esse veraneio”, disse Júnior.


A gerente comercial de um dos maiores resorts de Natal, Andrezza Varela, afirmou que o segmento está confiante em uma temporada melhor que a de 2014. “Apesar do momento de crise no país, estamos otimistas. A alta do dólar impulsiona o turismo nacional e nesse mês já tivemos um aumento de 20% comparando com dezembro de 2014”, disse Varela, ressaltando que o hotel onde trabalha possui 315 apartamentos e 950 leitos, todos com lotação até 15 de janeiro.


O casal Márcio Kilpp e Thaciele Kilpp está em Natal pela primeira vez com o filho de nove meses. “Vamos ficar oito dias aqui e optamos pelo resort por ser mais tranquilo para aproveitar com o bebê”, disse Thaciele. O esposo dela ressaltou a hospitalidade dos natalenses. “É uma simpatia ímpar, a hospitalidade é excelente, queremos voltar outras vezes”, garantiu Márcio, que é da cidade de Guarapuava, no Paraná.


Já a mineira Dirce Peixoto, de 82 anos, contou que está em Natal pela terceira vez e que sempre fica no mesmo hotel, na Via Costeira. “Natal é uma cidade maravilhosa  e por isso tem sido a cidade escolhida por mim, minha filha e minha neta para férias. Escolhemos sempre esse resort pela ótima recepção que temos aqui”, disse ela.


O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio Grande do Norte (Abrasel RN), Max Fonseca, também comemora “mudanças positivas e significativas” neste mês de dezembro. “Dezembro de 2014 foi bom, mas janeiro foi fraco em relação ao mesmo período de 2013. Este final de ano também está sendo considerado melhor que o do ano passado pelos donos de restaurantes, lanchonetes, cafés e conveniências”, afirmou.


Dados do cadastro geral de empregados e desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Caged, apontam um saldo positivo do índice de emprego nos setores de alojamento, alimentação, reparação e redação,  no Rio Grande do Norte. De janeiro até novembro deste ano foram 22.687 contratações, contra 22.653 demissões, uma variação de 0,05%. Em 12 meses os segmentos registraram 24.821 contratações, contra 24.612, um aumento positivo de 0,33%.


Turismo movimenta R$ 1,5 bi na alta .A estimativa é que o turismo movimente na alta estação – do fim de ano até uma semana após o carnaval – cerca de  R$ 1,5 bilhão na economia, afirma o secretário de turismo do Estado, Ruy Gaspar. A projeção de incremento na economia do Estado com o turismo neste período se baseia no estudo da ABIH com estimativa de 450 a 500 mil turistas circulando entre dezembro deste ano até uma semana após o carnaval de 2016. Os dados da ABIH considera a ocupação em hotéis e pousadas do Estado, na alta temporada. 


O incremento de voos extras e novas linhas internacionais já em operação além da disparada do dólar são apontados como  motivo para o crescimento do turismo durante toda a alta estação. Até o fim de janeiro, segundo dados da Inframerica, estão programados 800 voos extras, sendo 318 agora em dezembro e 475 no próximo mês chegando ao Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves – um aumento de 20,5% em relação ao mesmo período do ano passado.


“O bom desempenho é resultado da medida de desoneração do querosene da aviação que atraiu novos voos para o Estado aliado ao trabalho de promoção do destino”, afirma Ruy Gaspar. Em janeiro está programada a participação em duas feiras internacionais, como da Holanda e Itália, além disso, está em curso a negociação para um novo charter  Milão-Natal, a partir de junho.


O secretário municipal de Turismo, Fred Queiroz, atribui a  recuperação do setor neste período a alta do dólar e ao trabalho de promoção realizado em parceria com empresários e o Governo do Estado. “Temos um calendário de eventos neste período bem atrativo e com programação de voos extras pela CVC até o pós-carnaval”, disse ele.


Queiroz observa que a retomada do turismo estrangeiro ainda não é “expressiva”, mas determinante para que o Estado planeje retornar a patamares registrados há uma década. “Estamos com voos vindos de Buenos Aires lotados até março e começamos a operar o de Milão, na Itália, e o do Cabo Verde”, explica.


Fonte : Tribuna do Norte

CONDIVIDI

1 commento

LASCIA UN COMMENTO

Please enter your comment!
Please enter your name here