Home italia Lo sciopero dei bancari supera le tre settimane e si avvia al...

Lo sciopero dei bancari supera le tre settimane e si avvia al record dei 30gg del 2004

Immaginate se in Italia i bancari decidessero di entrare in sciopero ad oltranza senza alcuna previsione di ripresa .Si scatenerebbe il caos !

Qui in Brasile accade quasi tutti gli anni . Tutti lo sanno e si preparano come possono .Internet e le casse automatiche aiutano ma non tutti hanno dimestichezza con questi strumenti .
Per qualche furbetto è la scusa per non pagare i debiti ma la legge è chiara a proposito : multe e juro non sono sospese e colpiscono il furbetto come una scudisciata .

A greve dos bancários, que entrou nesta quarta-feira (28) em seu 23º dia, já é a terceira mais longa desde 2004, quando a paralisação chegou a 30 dias.

Em 2013, a segunda maior do período, a greve teve 24 dias. Na terça-feira (27), após reunião com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), o Comando Nacional dos Bancários disse que os representantes dos bancos sinalizaram com um novo modelo de acordo, que passará a ter validade de dois anos, em vez de um, como ocorreu nos últimos anos.

“O acordo de dois anos pode ser uma boa alternativa, desde que traga ganho para os bancários”, disse Juvandia Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários. Em nota, a Fenaban disse que a negociação continuará hoje. Segundo os bancários, uma reunião está marcada para as 15h.

Os trabalhadores reivindicam reajuste de 14,78%, sendo 5% de aumento real, considerando inflação de 9,31%; PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de três salários acrescidos de R$ 8.317,90; piso no valor do salário mínimo do Dieese (R$ 3.940,24), e vales alimentação, refeição, e auxílio-creche no valor do salário mínimo nacional (R$ 880). Também é pedido décimo quarto salário, fim das metas abusivas e do assédio moral.

Atualmente, os bancários recebem um piso de R$ 1.976,10 (R$ 2.669,45 no caso dos funcionários que trabalham no caixa ou tesouraria). A regra básica da participação nos lucros e resultados é 90% do salário acrescido de R$ 2.021,79 e parcela adicional de 2,2% do lucro líquido dividido linearmente entre os trabalhadores, podendo chegar a até R$ 4. 043,58. O auxílio-refeição é de R$ 29,64 por dia.

A proposta dos bancos, apresentada no último dia 9, foi de um reajuste de 7% para os salários e benefícios, somado a um abono de R$ 3.300 a ser pago em até dez dias após a assinatura do acordo. O reajuste seria aplicado também no PLR.

“A proposta apresentada traduz o esforço dos bancos por uma negociação rápida e equilibrada, capaz de atender às demandas por correção salarial e outros itens da Convenção Coletiva, com um modelo ajustado à atual conjuntura econômica”, disse em nota, na noite de ontem, a Fenaban.

Um balanço feito no fim de terça-feira pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região informa que 913 locais de trabalho, sendo dez centros administrativos e 903 agências fecharam nesta terça-feira na base do sindicato, com mais de 32 mil trabalhadores aderindo à greve.

2 Commenti

1. Richieste scandalose imposte con un meccanismo di sciopero assurdo visto che le buste paga non vengono decurtate per i giorni di sciopero. La qualità delle consulenze e la preparazione degli addetti bancari brasiliani è semplicemente ridicola ma facendo cartello senza rinunciare a un soldo riescono a ricattare il paese intero.