In tutto il Brasile oggi , 21 Febbraio si commemora il Giorno dell’Immigrante Italiano . Nel Rio Grande do Sul si stima che il 30% della popolazione abbia origini italiane .
“Nossos antepassados vieram da Itália sem nada de poder aquisitivo, mas tinham o principal que era a fé. Eles levavam junto consigo, com a família, aquela crença que a gente preza também no dia de hoje”, afirma o agricultor Sadir Zortea.
Na igreja ou em casa, rezar era sagrado para os imigrantes. Uma tradição que é mantida até hoje pela família Zortea. “É o costume que a gente aprendeu com nossos pais, nossos avós”, conta a aposentada Alzira Zonin Zortea.
Outra tradição mantida pelos italianos está na culinária. Mas não pense que foi fácil trazer as comidas que eram feitas na Itália para o Brasil. Em especial na região Norte do estado, houve muita dificuldade.
“Primeiro a dificuldade da lavoura, que não tinha. Era só mato. Eles desbravaram e cultivaram o que trouxeram da Itália, as sementes de milho para polenta e o trigo para o pão”, conta a funcionária pública Odete Soccol.
Outras heranças também permanecem cultivadas pelos descendentes italianos, como a união da família, o dialeto da região e os jogos. Como não tinham recursos financeiros nem tecnologia, as brincadeiras eram movidas pela criatividade.
Jogo da Abelha, do Galo, da Mora, além do dialeto e da religiosidade. Todas essas tradições, segundo eles, são mantidas como forma de preservar a história dos antepassados.
Una bella coincidenza ritornare on line proprio il giorno della festa dell'Immigrante Italiano in Brasile !
Bem vindo di volta "Vivere in Brasile"! Una gran bella coincidenza..
Paolo
Mi fa molto piacere il tuo ritorno Antonio, chissà se riesco ad incontrarti prima della tua partenza da Natal ( sono ancora in Italia).
Auguri
Enrico da Ferrara
Ottoaprile, personalmente non ho mai creduto alle coincidenze. Il ritorno del tuo utilissimo blog non è un caso, anzi è una fase positiva del tuo destino che coinvolge positivamente tutti noi. Insomma…….il ritorno è strameritato!
Grande soddisfazione, per il ritorno!!! Vittoria, sei di nuovo on the air! Parabens!